75 anos de Impacto

As Aldeias de Crianças SOS assinalam 75 anos de um movimento para crianças e jovens sem cuidados parentais ou em risco de os perder com o lançamento de "75 Anos de Impacto", uma publicação que explora os contributos da organização para o impacto a longo prazo na vida dos indivíduos e das comunidades e para a mudança sistémica.   

A publicação representa uma atualização dos dados de avaliação do impacto social apresentados no nosso relatório anterior, 70 Anos de Impacto, mas também alarga a discussão de modo a incluir os resultados dos nossos esforços de sensibilização nas últimas duas décadas. Uma série de entrevistas ajuda a ilustrar o impacto. Estas incluem as perspetivas de antigos participantes no programa, de um prestador de cuidados profissional, de um líder comunitário e de dois responsáveis políticos.

Leia a publicação

Melhorar a vida das pessoas

O relatório ilustra o impacto dos nossos serviços de quatro formas principais:

quebrando o ciclo de separação e abandono através dos cuidados:

permitindo a autossuficiência através da educação e do emprego:

assegurando as necessidades básicas:

criando as bases para uma vida feliz:

Para destacar uma: num inquérito aos antigos participantes, descobrimos que a relação de carinho e os cuidados que receberam quando eram crianças se mantêm na geração seguinte. De um modo geral, 92% das pessoas que receberam cuidados semelhantes aos da família e reforço familiar disseram-nos que têm fortes relações familiares e redes de apoio e que cuidam efetivamente dos seus próprios filhos.

Mudança a nível comunitário, nacional e internacional

Para além do impacto na vida dos indivíduos, o relatório destaca os desafios sistémicos mais amplos que as crianças sem cuidados parentais enfrentam, desde sistemas de proteção infantil inadequados a sociedades que ainda toleram a violência contra as crianças.  O relatório descreve como as campanhas de sensibilização - com a participação de parceiros e jovens - conduziram a mudanças nas políticas e práticas a nível nacional e internacional

Destacando uma - a SOS Children's Villages International esteve envolvida no desenvolvimento das Directrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos das Crianças e na subsequente Resolução das Nações Unidas de 2019 sobre os Direitos da Criança, centrada nas crianças sem cuidados parentais. 

A importância de ambientes acolhedores

A ciência confirma que as crianças precisam de relações afetuosas para crescerem e se desenvolverem, e para resistirem às adversidades. Está bem estabelecido que a falta de interações positivas na primeira infância pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro e que a negligência e os maus tratos infantis, bem como a separação da família, podem ter consequências a longo prazo para o bem-estar físico e emocional na idade adulta.

A prevenção destes danos exige uma abordagem multifacetada: uma abordagem que garanta que as crianças possam contar com o apoio e o encorajamento de um adulto na sua vida; que as famílias estejam equipadas com estratégias para lidar com o stress e que promovam o bem-estar geral e a cura de traumas, quando relevante; que as comunidades possam fornecer aos indivíduos e às famílias uma rede de apoio social fiável; e que os quadros políticos não deixem nenhuma pessoa ou grupo para trás.

Destacando uma - a SOS Children's Villages International esteve envolvida no desenvolvimento das Directrizes das Nações Unidas para os Cuidados Alternativos das Crianças e na subsequente Resolução das Nações Unidas de 2019 sobre os Direitos da Criança, centrada nas crianças sem cuidados parentais. 

"Quando as sociedades melhoram a forma como interagem com as crianças, ganham um investimento não só no seu capital humano, mas também na sua situação económica, porque terão cidades mais saudáveis, mais estáveis e mais produtivas",

afirma Julián Peinado Ramírez, Membro da Câmara dos Representantes da Colômbia.

"Juntos, reafirmemos o nosso compromisso de construir um mundo onde todas as crianças e jovens tenham a oportunidade de viver uma vida digna"

escrevem a Presidente da SOS Children's Villages International, Dereje Wordofa, e a Directora Executiva Angela Rosales, no avanço da publicação.

"Juntos, podemos continuar a construir este movimento global, que continua a ser um farol de esperança para aqueles que não têm ninguém - para que nenhuma criança cresça sozinha."

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho