A Ucrânia tem mais de 160.000 crianças que crescem fora das suas famílias de origem, em famílias de acolhimento, ao cuidado da família alargada e programas de cuidados alternativos. À medida que a situação avança, muito mais crianças e jovens arriscam-se a ficar sozinhos, necessitando de cuidados alternativos.
Desde 2003, as Aldeias de Crianças SOS estão no terreno na Ucrânia. Durante anos, temos sido uma das poucas organizações a trabalhar de ambos os lados da linha de contacto, na região de Luhansk na Ucrânia Oriental. Temos Programas em países vizinhos, incluindo a Polónia e a Roménia, que agora recebem e apoiam famílias e crianças em fuga através da fronteira.
As Aldeias de Crianças SOS foram fundadas para apoiar crianças que perderam tudo durante a Segunda Guerra Mundial na Europa. Além de fornecer abrigo e comida, as Aldeias de Crianças SOS concentram-se na construção da confiança e do calor de fortes ligações humanas. A nossa experiência em todo o mundo ensinou-nos como é importante que as crianças tenham fortes laços com a família e as comunidades para enfrentar as situações mais traumáticas.
A guerra tem um pesado impacto nas crianças
e viola os seus direitos humanos para crescerem
em segurança num ambiente acolhedor.
De acordo com as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional para proteger a população civil, pedimos a todas as partes que tomem todas as medidas viáveis para assegurar a proteção e cuidados das crianças que são afetadas por um conflito armado, tal como estipulado pela Convenção dos Direitos da Criança.