A 24 de Fevereiro de 2022, a Federação Russa iniciou uma invasão em grande escala na Ucrânia. A lei marcial está em vigor na Ucrânia. Há notícias de bombardeamentos intensos na cidade de Stanytsia Luhanska, onde o centro social das Aldeias de Crianças SOS está encerrado desde 17 de Fevereiro e parte do pessoal foi deslocalizado. Até agora, não fomos informados de quaisquer baixas entre as crianças, pais e pessoal dos programas das Aldeias de Crianças SOS em Stanytsia Luhanska.
Por volta das 12h (hora local CET+1), a cidade de Brovary, região de Kyiv, estava a ser atacada. Os colegas e participantes do programa que encontravam, naquele momento, na Aldeia SOS de Brovary, refugiaram-se temporariamente num abrigo anti-bombas. Todos ficaram ilesos. Estão a ser travadas batalhas terrestres em Starobilsk, na Ucrânia oriental, perto do nosso centro social.
Serhii Lukashov, o diretor nacional das Aldeias de Crianças SOS na Ucrânia, diz: "Todos nos sentimos indefesos e todos queremos que a guerra acabe. A nossa principal prioridade é proteger o maior número possível de crianças. Queremos que as crianças cresçam sem ódio".