Um exemplo de investigação interna é o ATO – A Tua Opinião que recolhe anualmente indicadores de opinião e bem-estar junto das crianças, jovens, colaboradores, famílias, parceiros e voluntários, com uso de perguntas e escalas validadas e respetiva análise estatística dos resultados. Estes dados são essenciais para nos pensarmos e crescermos com base na participação de todos.
A nível externo, construímos conhecimento na participação em investigações e projetos científicos, e temos processos de consultoria com peritos nas diversas áreas da infância e juventude, como a Professora Doutora Maria João Leote de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), Professora Doutora Margarida Rangel (Universidade do Porto) e Dr. Richard Rollinson (Chair of trustee e ex-diretor na MulberryBush School).
A gestão deste conhecimento consolida-se ainda na análise dos indicadores mensais que recolhemos junto dos nossos programas que permitem uma caracterização da nossa realidade, e ainda na partilha permanente de tudo isto no Centro de Documentação Essencial (CDE). O CDE é uma biblioteca virtual dos colaboradores das Aldeias de Crianças SOS, onde estão catalogados e organizados, por pastas temáticas, diversas publicações (documentos internos, artigos científicos e decretos-lei, entre outros) permitindo o acesso de todos ao conhecimento.
A Academia SOS é assim uma base essencial na nossa intervenção de qualidade.