Fiz voluntariado na Santa Casa da Misericórdia da Galiza do fim de Junho a Setembro de 2023. Lá ajudava nas atividades diárias das crianças, por exemplo: nas atividades desportivas, jogar futebol, voleibol, rugby; trabalhos manuais como pintar, origami; exercícios escolares como problemas de matemática. Também fazia a vigilância das crianças em parques ou na praia quando as atividades eram nestes sítios.
Nesta experiência eu ganhei refeições grátis todos os dias, interação com as crianças, pratiquei português com as crianças, conheci mais pessoas que me ajudaram a conhecer a cultura portuguesa, assim como outras culturas que também estavam representadas no programa (Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde).
Aprendi a ajudar crianças sem condições para irem de férias com os seus pais. Aprendi também o autocontrolo na interação com as crianças que muitas vezes gritavam ou diziam coisas más; aprendia a gerir situações difíceis com toda a energia que as crianças tinham.
Se pudesse aconselhar alguém a fazer voluntariado diria que é muito bom para ter mais experiência numa área profissional, mas também ajuda quem mais precisa e isso é muito importante!