Nas Aldeias de Crianças SOS, estamos profundamente comprometidos com o bem-estar integral das crianças e das suas famílias, o que inclui não apenas as necessidades físicas, mas também as emocionais e psicológicas. Compreendemos que a saúde mental é uma peça fundamental para a estabilidade e desenvolvimento saudável de cada criança e, consequentemente, para a harmonia da família como um todo.
É neste contexto que a resposta social CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), inserida em nosso Programa de Fortalecimento Familiar, assume uma relevância especial. Este programa foi concebido para trabalhar directamente com as famílias em situações vulneráveis, com o objectivo de fortalecer os laços familiares e proporcionar as ferramentas necessárias para que possam enfrentar, de forma resiliente e informada, os desafios associados à saúde mental. Através de sessões de aconselhamento, workshops e actividades que promovem a saúde mental e emocional, buscamos criar um ambiente onde o estigma em torno de temas como a depressão possa ser desfeito.
O cenário agravado pela pandemia da COVID-19 reforça a urgência deste tipo de iniciativa. Com o aumento da prevalência de condições como a depressão, como indicam estudos recentes, torna-se imperativo que estruturas de apoio robustas estejam disponíveis para as famílias. O Serviço Nacional de Saúde, já sobrecarregado, enfrenta limitações, o que torna ainda mais crucial o papel de organizações como as Aldeias de Crianças SOS em preencher essas lacunas.
Entendemos que desmistificar a depressão e outros desafios de saúde mental começa no núcleo familiar. Quando equipadas com as informações e recursos adequados, as famílias são mais aptas a buscar o tratamento necessário e a criar um ambiente onde cada membro, adulto ou criança, possa florescer. Portanto, reiteramos o nosso compromisso em continuar a lutar por uma sociedade onde a saúde mental seja uma prioridade e onde cada criança possa crescer num ambiente de amor, segurança, respeito e compreensão.